A produtora Zita Carvalhosa, morta em 22 de julho, será a grande homenageada da 36ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, o Kinoforum, que acontece entre 21 e 31 de agosto na capital paulista.

Uma das principais divulgadores do formato de curta-metragem no Brasil, Carvalhosa criou o evento em 1990 e fundou a Associação Cultural Kinoforum cinco anos depois. Ela será homenageada, entre outras ações, na mostra especial da programação “Zita Carvalhosa, Mulher de Cinema”.

A seleção foi idealizada em homenagem aos 30 anos da associação e os filmes destacam o protagonismo da produtora para a consolidação dos curtas enquanto espaços aberto à experimentação de novas linguagens à descoberta de novas vozes no audiovisual brasileiro.

A seleção reúne sete títulos que ficaram marcados pela participação de Carvalhosa. São eles “A Garota das Telas”, do diretor Cão Guimarães, “A Mulher do Atirador de Facas”, dirigido por Nilson Villas Bôas, “Onde São Paulo Acaba”, de Andréa Seligmann, “Amor” e “Morte”, ambos de José Roberto Torero, “Rosa e Benjamin”, de Cleber Eduardo e Ilana Feldman e “Distraída para a Morte”, de Jeferson De.

Atualmente, o festival está sob coordenação executiva de Vânia Silva e tem Marcio Miranda Perez na coordenação da programação.

“Esta edição do Festival reafirma nosso compromisso com a diversidade e a potência do curta-metragem como forma de expressão e reflexão. É também uma celebração do legado de Zita Carvalhosa, idealizadora e fundadora do evento, cuja visão e dedicação tornaram possível esse espaço de encontro tão fundamental para o cinema brasileiro e internacional”, afirma Vânia.

Com uma seleção de 253 filmes de 60 países, o Kinoforum tem entrada gratuita para todas as suas sessões e acontecerá em diferentes cinemas da cidade.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *