Ainda sob efeito da massa de ar de origem polar, a região metropolitana de São Paulo ainda deve ter um fim de semana de amanhecer gelado e tarde com temperatura amena.

Este sábado (16) deve começar com uma madrugada de céu nublado e termômetros em média na casa dos 12°C. No decorrer do dia, os períodos de sol favorecem uma ligeira elevação da temperatura, o que fará com que a máxima fique na casa dos 21°C, enquanto os menores valores de umidade do ar se mantêm acima dos 50%.

No domingo (17), o cenário atmosférico praticamente se repete, ou seja, sol e nebulosidade variável no decorrer do dia e sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre mínima de 11°C na madrugada e durante a tarde a máxima poderá chegar aos 23°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 48°C.

Nesta sexta (15), os termômetros da estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) do Mirante de Santana, na zona norte da capital, registraram a mínima de 11,5°C entre 5h e 6h e máxima de 21,6°C às 14h.

O cenário climático deve ficar parecido no litoral paulista, com temperatura baixa de manhã e amena à tarde, com uma diferença: na praia pode chover de forma rápida em alguns horários, devido à passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo oceano Atlântico.

Segundo o Inmet, em Santos os termômetros devem variar de 10°C a 21°C neste sábado; em Guarujá, de 16°C a 21°C; em Bertioga, de 10°C a 21°C; e em Ubatuba, de 9°C a 23°C. Em São José dos Campos, no vale do Paraíba, pode ficar entre 7°C e 24°C.

No centro e oeste do estado, as máximas podem subir um pouco mais, devido ao tempo mais seco. No entanto, o frio também será intenso no fim da madrugada. Em Campinas, a previsão prevê de 10°C a 27°C; em Bauru, de 11°C a 28°C; e em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba, de 11°C a 31°C.

Veranico chega na próxima quarta (20)

A Defesa Civil estadual alerta que, a partir de quarta-feira (20), o estado de São Paulo deve registrar um período de calor atípico para o inverno, conhecido como veranico, fenômeno caracterizado por tempo seco e quente, que pode durar de três a cinco dias.

Diferentemente de uma onda de calor, comuns no verão, ele ocorre em pleno inverno, elevando as temperaturas a níveis semelhantes às da estação mais quente.

“A previsão indica que uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, favorecerá a entrada de ventos quentes vindos do Norte e Nordeste, mantendo o tempo aberto e ensolarado. As máximas podem chegar a 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e 29°C na capital, cerca de 5°C acima da média. O fenômeno deve persistir pelo menos até o fim da semana”, destaca a Defesa Civil.

O órgão alerta também que, com as condições previstas de tempo seco, baixa umidade e calor acima da média, aumentam significativamente o risco de queimadas, como as vistas no ano passado. Por isso, é importante evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *