
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) passaram a desconfiar de que Jair Bolsonaro fugiria do Brasil a partir do momento em que Donald Trump passou a dizer que ele era vítima de caça às bruxas no Brasil.
ALERTA
A primeira investida de Trump foi no dia 7 de julho, quando ele fez uma postagem, inesperada para o STF, afirmando abertamente que o ex-presidente era vítima de uma “caça às bruxas” no Brasil.
ALERTA 2
“Eu tenho assistido, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, disse então Trump em uma postagem em rede social.
ALERTA 3
“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei acompanhando muito de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, seguiu. “Deixem Bolsonaro em paz”.
ALERTA 4
Dois dias depois, Trump anunciou sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros vendidos aos EUA, e desde então postou mensagens e fez declarações falando da suposta perseguição a Bolsonaro.
NA CARA
Para os magistrados, ficou evidente que Trump estava criando as condições para justificar a concessão de asilo político, abrigando Bolsonaro na embaixada e criando um impasse com o Brasil.
IMPASSE
Caso o ex-presidente entrasse na embaixada, o problema cairia no colo do governo Lula, a quem caberia conceder ou não um salvo-conduto para que ele deixasse o país.
IMPASSE 2
A situação seria delicada, já que o governo do petista já articulou, por exemplo, que o governo do Peru desse salvo conduto para que a ex-primeira-dama do país, Nadine Heredia, viesse para o Brasil em segurança.
TELINHA
A atriz Deborah Secco recebeu convidados no lançamento de Terceira Metade, novo reality show do Globoplay, que é apresentado por ela. O evento foi realizado na quinta (17), no Kinoplex Itaim, em São Paulo, e contou com a presença da psicanalista Regina Navarro Lins, que participa da atração. O autor de novelas Daniel Ortiz passou por lá.
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.