O Sindicato dos Roteiristas Americanos (WGA, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (8) a expulsão de Park Chan-wook e Don McKellar do seu quadro de membros por terem furado a greve da categoria em 2023. Na época, a dupla trabalhava na minissérie “O Simpatizante“, da HBO, exibida no ano seguinte.

Pelo mesmo motivo, mas também sem entrar em detalhes, a associação anunciou ainda a suspensão de Anthony Cipriano até maio de 2026. Parte da equipe do filme “O Último Suspiro” (2025), ele também recebeu uma censura pública e está para sempre proibido de atuar como líder de greve.

Anteriormente, em maio, o sindicato já havia anunciado punições para sete roteiristas que teriam furado a greve de 2023, como Roma Roth e Edward Drake, que foram expulsos, e Julie Bush, que foi suspensa. Na nota divulgada nesta sexta, o WGA agradeceu ao trabalho dos comitês que cuidaram dos casos citados.

“Eles investigaram dezenas de alegações de violações e determinaram se havia evidências suficientes para enviar os casos ao Conselho para novas medidas”, disse o memorando. “Esses membros se voluntariaram para a delicada, mas necessária tarefa de responsabilizar os escritores pelo cumprimento de suas obrigações com os demais membros.”

Baseada no romance homônimo do vietnamita-americano Viet Thanh Nguyen, vencedor do Pulitzer de ficção em 2016, “O Simpatizante” é protagonizada por Robert Downey Jr e Hoa Xuande e acompanha um espião comunista no final da Guerra do Vietnã e sua nova vida como refugiado em Los Angeles. Um dos episódios, “Give Us Some Good Lines”, foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Park, sul-coreano de 61 anos, é conhecido por ter dirigido filmes como “Oldboy” (2003) e “A Criada” (2016). Já o canadense McKellar escreveu, dirigiu e estrelou “Noite Passada” (1998). No final de agosto, ambos estreiam o longa “Sem Outra Escolha” na competição do Festival de Cinema de Veneza.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *