Um dos gigantes shoppings de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu neste sábado (9), quando a temperatura já estava sufocante, uma “Mallathon”, uma corrida em ambiente fechado e com ar-condicionado. Mais de 500 pessoas se inscreveram para o evento esportivo.

A iniciativa é apoiada pelo Príncipe Herdeiro de Dubai, Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que aos 42 anos projeta uma imagem pública que encarna o modelo de vida ativa.

Ela busca promover a prática de exercícios durante agosto, o mês mais quente na região, com temperaturas em torno de 50°C.

“Correr ao ar livre não é saudável quando as temperaturas variam entre 40 e 50°C”, disse à AFP um dos corredores, identificado como Rai.

Vestindo camisetas com a inscrição “Dubai Mallathon”, os participantes puderam correr ou caminhar em frente a lojas fechadas, por grandes corredores de mármore que ficam vazios antes da chegada dos clientes.

Durante a corrida deste sábado no City Centre Mirdif, dois robôs se deslocam entre os esportistas, que param para tirar fotos com eles.

Outros fazem fila para utilizar bicicletas elétricas que geram energia para liquidificadores que preparam smoothies saudáveis.

Ao todo, nove shoppings da cidade, incluindo o imenso Dubai Mall, um dos maiores do mundo, abrem diariamente entre 7h e 10h para receber quem busca se exercitar.

Nos fins de semana, os corredores podem participar de corridas de 10 km, 5 km ou 2,5 km, que incluem pódios e cerimônias de premiação.

Incentivando um estilo de vida ativo

O “Mallathon” é uma das ações para incentivar a população de Dubai, amante de carros e shoppings, a se exercitar. A proposta é semelhante à iniciativa 30×30, que motiva os moradores a se exercitarem 30 minutos por dia durante um mês.

A taxa de obesidade no Golfo, região rica em petróleo e gás com um clima desértico, figura regularmente entre as mais altas do mundo.

Um estudo publicado em março pela revista médica The Lancet revelou que 94% dos emiradenses correm o risco de estar acima do peso ou obesos até 2050, a maior taxa do mundo.

O calor escaldante na região, que dura vários meses por ano e se torna cada vez mais intenso, é apontado como um dos responsáveis pelo resultado.

Neste ano, os Emirados Árabes Unidos registram o abril mais quente da história, com temperaturas superiores a 50°C. Em 1º de agosto, a temperatura atingiu 51,8°C, muito próxima do recorde histórico, de 52°C.

Menna, uma egípcia de 36 anos que mora em Dubai há 15 anos, afirma que é impossível se exercitar ao ar livre durante o verão. Porém, nos shoppings, o cenário é diferente.

“Temos ar-condicionado, equipamentos de emergência, água. Tudo o que você precisa. Também é motivador quando você vê outras pessoas praticando esportes”, disse ela.

“Moderno e chique”

Fouzeya Faridoon, principal responsável por atividades sociais no Dubai Sports Council, garante que mais de 500 pessoas se inscreveram para o evento deste sábado, de maneira gratuita.

“O objetivo é encorajar as pessoas a se exercitarem, especialmente a caminhar ou correr, mesmo no verão”, explica à AFP.

Crianças, homens, mulheres com véu e pelo menos uma pessoa com deficiência figuravam entre os participantes, que receberam uma medalha e uma mochila cheia de presentes na chegada.

Zamani, uma turista proveniente do Sri Lanka, foi uma das que correu, junto com seus dois filhos pequenos: “Gosto da energia. Todo mundo está preparado e equipado”.

Além disso, “é moderno e chique”, acrescentou a mulher de 46 anos.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *