
Santa Cruz (Bolívia) – Depois de conquistar seu primeiro título de challenger da carreira no último domingo em Santa Fé, na Argentina, João Lucas Reis aproveitou o bom momento no circuito e estreou com vitória no challenger de Santa Cruz, em quadras de saibro na Bolívia. Ele superou o tailandês Maximus Jones, 401º do ranking, por 7/6 (7-4) e 6/3 em 2h07 de partida.
Esta foi a 11ª vitória seguida para Reis, que pouco antes venceu um ITF M25 em Coquimbo, no Chile. O pernambucano de 25 anos e 266º do ranking está a sete posições de igualar a melhor marca da carreira, o 259º lugar, alcançado em maio de 2023.
Reis é o cabeça 8 do torneio e enfrenta nas oitavas o argentino Luciano Ambrogi, de 21 anos e 347º do ranking. O brasileiro venceu o único duelo contra Ambrogi, justamente na final de Coquimbo. A vitória na estreia rende 4 pontos na ATP para o brasileiro, que está subindo cinco posições. Se chegar às quartas, recebera 8 pontos e ficará ainda mais perto de igualar seu recorde pessoal.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outra vitória brasileira na rodada veio com o catarinense Pedro Boscardin, de 22 anos e 390º do ranking, que surpreendeu o boliviano Murkel Dellien, principal cabeça de chave e 223º do mundo, por 7/6 (7-2) e 6/2. Esta foi a quarta partida entre eles, com duas vitórias para cada lado. E na atual temporada, foram dois jogos e cada tenista venceu uma vez.
Da mesma forma que Reis, Boscardin também venceu um ITF no Chile no mês de maio. E depois perdeu para o próprio pernambucano na semana seguinte. O catarinense tem 10 vitórias em challenger no ano e chegou às oitavas em Santa Fe. O próximo rival será o argentino Gonzalo Villanueva, 395º do ranking. O brasileiro lidera o histórico por 2 a 1.
Pucinelli se retira por lesão, Boscardin desafia o cabeça 1
O paulista Matheus Pucinelli, que seria o cabeça 2 do torneio, se retirou da competição por lesão na coxa esquerda. Ele já havia sentido o desconforto na final do challenger de Santos, em maio, e se retirou de Bogotá na semana seguinte. O paulista de 24 anos e 285º do ranking enfrentaria o argentino Facundo Bagnis e dará vaga ao também argentino Juan Manuel La Serna.
Os dois brasileiros que estavam na rodada final do quali perderam na segunda-feira à noite. O jovem mineiro de 19 anos Pedro Rodrigues foi superado pelo Lucas Gerch por duplo 6/3. Já o catarinense Mateo Reyes caiu diante do espanhol Diego Barreto Sanchez por 7/6 (9-7) e 6/1.