
Em 2006, o Palmeiras montou um dossiê com reportagens de jornais da época sobre a Copa Rio e enviou o documento à Fifa buscando o reconhecimento do título de campeão mundial. O Comitê Executivo da entidade enviou ao governo brasileiro, em 2014, a ata da reunião em que deliberou sobre o tema e manifestou “concordância com pedido da CBF para reconhecer o torneio entre clubes europeus e sul-americanos vencido pelo Palmeiras em 1951 como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes”.
Movimento semelhante foi feito pelo Fluminense em 2021. O clube carioca preparou um dossiê com manchetes e reportagens jornalísticas sobre o título da Copa Rio de 1952 e enviou um documento, com o apoio da CBF, para a Fifa pedindo a validação do troféu como taça de caráter mundial.
Um dos argumentos de Palmeiras e Fluminense é a chancela de dirigentes da Fifa para a realização do torneio naquela ocasião. Segundo o Instituto Ludopédio, um dos principais portais de comunicação científica sobre futebol da América Latina, o presidente Jules Rimet concedeu “apoio moral sem restrições” ao projeto, mas deixou claro que apenas a Copa do Mundo de seleções deveria ser tratada como campeonato mundial.
Ottorino Barassi, presidente da Federação Italiana de Futebol, e Sir Sir Stanley Rous, dirigente da Fifa, assumiram a responsabilidade de convencer os clubes europeus a participarem do torneio. O fato de a Copa Rio contar com adversários qualificados é outro ponto ressaltado por Palmeiras e Flu na busca pela legitimidade do torneio como Mundial.
A Copa Rio de 1951 contou com a participação de: Palmeiras, Vasco, Sporting (Portugal), Nacional (Uruguai), Austria FC (Áustria), Juventus (Itália), Nice (França) e Estrela Vermelha (Iugoslávia). Na primeira partida da final, o Palmeiras venceu a Juventus por 1 a 0. O segundo jogo terminou empatado por 2 a 2, e os brasileiros ficaram com o troféu.
Já a Copa Rio de 1952 teve como participantes: Fluminense, Corinthians, Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). O Fluminense bateu o Corinthians por 2 a 0 na primeira partida e empatou por 2 a 2 no segundo jogo, e ficou com a taça.