Montréal (Canadá) – Pela primeira vez em três anos, Naomi Osaka disputará uma final de WTA 1000. A ex-número 1 do mundo garantiu vaga na decisão de Montréal ao vencer a dinamarquesa Clara Tauson, 19ª do ranking, por 6/2 e 7/6 (9-7) em 1h45 de partida nesta quarta-feira.

A final será disputada nesta quinta às 19h (de Brasília). Osaka enfrentará a canadense Victoria Mboko, de apenas 18 anos e 88ª do ranking, que salvou um match-point na vitória sobre a cazaque Elena Rybakina por 1/6, 7/5 e 7/6 (7-4). Mboko é a finalista mais jovem do torneio desde 2015 e a primeira canadense desde 2019.

Osaka tem sete títulos na carreira, sendo quatro Grand Slam, dois no US Open e dois no Australian Open. Sua conquista mais recente na elite do circuito foi em Melbourne em 2021. A japonesa de 27 anos vai para sua 13ª final no circuito e a segunda na temporada, depois de ter abandonado e decisão de Auckland, justamente contra Tauson, em janeiro.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Em torneios de nível 1000, Osaka tem dois títulos e dois vices. Ela foi campeã de Indian Wells em 2018 e Pequim no ano seguinte. Além disso, ficou com os vices de Cincinnati em 2020 e de Miami em 2022. Na atual temporada, a japonesa também venceu um torneio da série 125 em Saint-Malo, no saibro francês.

De volta ao circuito depois de se tornar mãe em julho de 2023, Osaka aparece atualmente no 49º lugar do ranking, mas já está voltando ao top 30 e chegando ao 24º lugar. Se for campeã, ela alcançará a 21ª colocação. É certo que a japonesa será cabeça de chave no US Open, evitando confrontos com as principais favoritas nas primeiras rodadas.

Em Montréal, a japonesa disputa seu primeiro torneio desde a troca de treinador, com a saída do francês Patrick Mouratoglou e a chegada do polonês Tomasz Wiktorowski, ex-técnico de Iga Swiatek, e já eliminou quatro cabeças de chave: Liudmila Samsonova, Jelena Ostapenko, Elina Svitolina e agora Clara Tauson.

Japonesa salvou set-point na segunda parcial

O primeiro set da semifinal foi dominado por Osaka, que escapou dos dois break-points que enfrentou e aproveitou duas de suas três chances de quebra, terminando a parcial com quatro games seguidos.

Em vantagem no placar, Osaka também começou à frente na segunda parcial e saiu vencendo por 3/1. Para tentar se livrar de um game mais longo, tentou variar o saque, mas não teve sucesso. A japonesa ainda recuperou a quebra de vantagem e liderou por 4/2, mas voltou a oscilar no serviço e cedeu o empate no oitavo game.

Durante o tiebreak, Tauson perdeu um set-point com uma dupla falta e Osaka salvou outro com um ótimo saque. Pouco depois, a japonesa chegou ao match-point com um winner de devolução e definiu a disputa em seu serviço. Osaka liderou a contagem de winners por 30 a 20 e cometeu 28 erros contra 30.





Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *