Londres (Inglaterra) – Numa mostra de que agora domina bem a sempre difícil superfície de grama, a polonesa Iga Swiatek passou com facilidade pela número 19 do mundo Liudimila Samsonova para atingir sua primeira semifinal em Wimbledon. A multicampeã de Grand Slam anotou sua quinta vitória sobre a russa, desta vez com placar de 6/2 e 7/5.

Iga tem agora semifinais em todos os quatro Grand Slam, chegando pela nona vez a esta fase em um dos quatro principais torneios do circuito. Além dos cinco títulos em Roland Garros (2020, 2022, 2023 e 2024) e da solitária conquista de US Open (2022), ela tem uma semifinal em Paris e outras duas no Australian Open. Ela e Aryna Sabalenka são as únicas com semifinais nos três Slam desta temporada, mas a polonesa não foi além em qualquer deles.

Para se tornar a segunda polonesa com melhor desempenho na história do All England Club, ela precisa vencer mais uma e chegar até a final, igualando assim a campanha de Agnieszka Radwanska em 2012, quando ficou com o vice. Nas semifinais, Swiatek terá pela frente a vencedora da partida entre a russa Mirra Andreeva, sétima mais bem cotada ao título na competição, e a suíça Belinda Bencic. Swiatek perdeu dois dos três confrontos diante de Andreeva, com duas derrotas neste ano em Dubai e em Indian Wells, mas leva vantagem sobre Bencic de 3 a 1, incluindo vitória nas oitavas de final de Wimbledon de 2023.

Domínio quase total

O primeiro set foi bastante tranquilo para a polonesa, que só levou um susto no primeiro game, enfrentando um break-point, mas depois controlou as ações, principalmente a partir do 2/2, quando anotou duas quebras consecutivas para fechar a parcial. Os 18 erros não forçados de Samsonova contra apenas 8 de Swiatek fizeram a diferença,

A arrancada de Iga seguiu no começo da segunda parcial, com ela abrindo 3/0 depois de vencer sete games seguidos. Contudo, já no terceiro game a reação da russa começou, com a ex-número 1 do mundo precisando salvar quatro break-points. No quinto, Samsonova enfim devolveu a quebra na terceira chance que teve, em um game no qual a polonesa saiu de 0-40. Só que a cabeça de chave número 8 não perdeu o domínio da partida e obteve a quebra definitiva com grande devolução.





Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *