
O Governo de São Paulo abriu consulta pública sobre os Planos Diretores de cinco parques estaduais urbanos da capital paulista.
A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) receberá sugestões sobre unidades localizadas na zona leste da cidade.
A população poderá participar com opiniões sobre o Parque Estadual do Belém – Manoel Pitta (Belém); Núcleo de Lazer Itaim Biacica (Vila Seabra); Núcleo de Lazer Vila Jacuí (São Miguel Paulista); Parque Ecológico do Tietê (Vila Santo Henrique); e Núcleo de Lazer Maria Cristina Hellmeister de Abreu (Jardim Helena).
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo afirma que a proposta busca ouvir comentários sobre o ordenamento dos espaços físicos e as formas de uso do espaço público. As propostas serão recebidas através do site da pasta.
A ideia é que a partir da consulta ocorra a regulamentação de usos, serviços e atividades, “assegurando que esses espaços sejam funcionais, sustentáveis e atrativos”.
O governo paulista já tinha realizado, em 2024, a discussão pública sobre os planos diretores de outras três unidades urbanas da Grande São Paulo: o Parque Estadual Ecológico Guarapiranga, o Parque Gabriel Chucre (em Carapicuíba) e o Parque Várzea do Embu-Guaçu.
Este ano, segundo a gestão, foram feitas consultas públicas para os Parques da Juventude – Dom Paulo Evaristo Arns e o Parque Estadual Chácara da Baronesa.
“A participação popular permitiu o aprimoramento das propostas e contribuiu para a construção de diretrizes mais próximas da realidade dos frequentadores e comunidades do entorno”, sustenta o governo.