
Cofundador e diretor-jurídico do Sleeping Giants Brasil, o advogado Humberto Ribeiro foi nomeado para o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, cuja finalidade é assessorar a Presidência da República.
Em atividade no Brasil desde maio de 2020, a entidade tem como uma de suas estratégias de atuação defender a desmonetização e o cancelamento de anúncios de perfis e veículos que promovam desinformação e discurso de ódio em plataformas digitais.
A cerimônia de posse será nesta terça-feira (5) no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a presença de ministros e do presidente Lula.
“As plataformas digitais deixaram de ser simples ferramentas de comunicação para se tornarem verdadeiros aparelhos de poder”, diz Humberto, que é especialista em gestão de projetos pela USP e mestrando em Direito e Tecnologia pela UFMG.
“Precisamos romper com a lógica que transforma usuários em produtos e dados em mercadoria e construir políticas que coloquem as pessoas no centro do ambiente digital.”
Em sua trajetória, Humberto tem focado em temas como regulação das plataformas digitais, transparência algorítmica e responsabilidade da publicidade digital.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.