
Prostejov (República Tcheca) – O Mundial de 14 anos terminou no último sábado com título para a França no torneio masculino e para os Estados Unidos no feminino, consagrando as melhores equipes da categoria em Prostejov.
A equipe francesa voltou ao topo entre os meninos pela primeira vez desde 2005, somando agora quatro conquistas na história da competição. Na final, a França superou os Estados Unidos por 2 a 0, com vitórias de Mario Vukovic sobre Indra Vergne por 6/1 e 6/2, e de Samuel Dakessian diante de Tristan Ascenzo por 7/6 e 6/3, garantindo o título sem necessidade da partida de duplas. O trio francês também contou com Evan Giurescu.
No torneio feminino, os Estados Unidos reagiram para vencer o Canadá de virada e conquistar o oitavo título da história, igualando-se a República Tcheca e Rússia no topo do ranking histórico. Foi também a primeira conquista norte-americana desde 2017.
O Canadá largou na frente com Tessa Puente superando Olivia De Los Reyes por 6/2, 6/7 e 6/4. Em seguida, Emery Combs empatou o confronto ao virar contra Isabella Ruyu Yan, marcando 2/6, 6/3 e 6/2. A decisão foi para as duplas, e Combs e De Los Reyes venceram Milagros Helena Pastuszka e Yan por 7/5 e 6/3, selando o título. O time norte-americano também contou com Caroline Shao.
O Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos. A equipe feminina terminou na 13ª colocação, enquanto o time masculino foi o 16º e último colocado. As melhores campanhas do país foram o vice-campeonato masculino no ano passado e uma semifinal feminina em 2003. Outro bom resultado recente das meninas foi até as quartas de final em 2022.
O Mundial de 14 anos é a principal competição internacional por equipes para jogadores de até 14 anos e já revelou nomes como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Iga Swiatek e Coco Gauff.