
A considerada maior demolição mecânica de um prédio em altura já realizada no Brasil está prevista para começar neste mês e acontecerá na avenida Beira-Mar, em Fortaleza (CE).
O tradicional Seara Praia Hotel conta com 25 andares e 75 metros de altura e está localizado em frente à praia do Náutico. As atividades do empreendimento foram encerradas em janeiro deste ano. Ele ficou 40 anos em funcionamento.
Essa altura supera o recorde anterior, que pertencia ao edifício Ivo Agostinho Roveda, de 20 andares e 60 metros, localizado em Balneário Camboriú.
O levantamento foi feito pela empresa Magalhães Demolição, que é responsável pela obra. A demolição terá duração estimada de dez meses. As primeiras etapas envolvem o desmonte interno da estrutura com a retirada de portas, janelas, esquadrias e outros elementos.
Depois, será iniciada a fase estrutural, utilizando escavadeiras, guindastes e rompedores de longo alcance para alcançar os andares superiores com precisão.
Nesse momento, conforme a empresa afirmou à Folha, está sendo preparado o canteiro para receber o maquinário pesado.
A Defesa Civil de Fortaleza diz que recebeu o plano de demolição do edifício do Hotel Seara, enviado pela empresa responsável. “O órgão municipal vai acompanhar toda a obra, vistoriando periodicamente se as medidas de prevenção e segurança serão tomadas durante o processo, que ocorrerá de forma mecânica, sem implosões, para preservar o entorno do prédio”, diz nota enviada pela pasta.
Para garantir a segurança da operação, afirma a Magalhães Demolição, o prédio será completamente telado e equipado com bandejas de proteção. Estão previstas medidas de controle de poeira, ruído e impacto ambiental. Segundo a empresa, não há previsão de interferência no tráfego de veículos nas vias públicas ao redor.
O entulho gerado será reutilizado. O material será transportado para a usina da Magalhães Ambiental, onde parte dos resíduos será transformada em BGS Reciclado, utilizado como base para pavimentação e aterros.
No local do Seara Praia Hotel será construído o Mansão Seara, primeiro projeto do arquiteto Arthur Casas no Nordeste, por meio da construtora Moura Dubeux. A entrega está prevista para o segundo trimestre de 2030.
A nova torre residencial terá 50 andares, 74 apartamentos de 350 m² e oito lajes exclusivas de 661 m². Também está previsto o empreendimento Infinity Fortaleza, com mais de 400 flats voltados à hospedagem.