
Cincinnati (EUA) – Depois de vencer sua partida de estreia no Masters 1000 de Cincinnati e de contar com a desistência do top 20 Alejandro Davidovich Fokina no último sábado, João Fonseca tinha a oportunidade de alcançar as oitavas em um torneio desse nível pela primeira vez. Mas o carioca de 18 anos e número 1 do Brasil foi superado pelo francês Terence Atmane, canhoto de 23 anos e 136º do ranking, por 6/3 e 6/4 em 1h18.
Com o resultado, Fonseca repete a melhor campanha de Masters 1000 na carreira, feita no mês de março em Miami. Mas na ocasião, ele havia vencido seus jogos contra Learner Tien e Ugo Humbert antes de cair diante de Alex de Minaur. O atual 52º do mundo soma 50 pontos na ATP pelo resultado e está subindo para o 44º lugar na projeção oficial.
Fonseca tem agora 7 vitórias e 7 derrotas em torneios Masters 1000 na carreira. Já na atual temporada do circuito, venceu 17 jogos no circuito da ATP e perdeu 13, além de ter conquistado dois títulos de challenger, em Camberra e Phoenix. Seu próximo compromisso será o US Open, que começa em 24 de agosto. O carioca foi campeão juvenil em Nova York há duas temporadas e jogou o quali no ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Fonseca nesta segunda-feira, Altmane veio do quali em Cincinnati e havia vencido o japonês Yoshihito Nishioka e o italiano Flavio Cobolli nas primeiras rodadas da chave principal. Seu melhor ranking é o 118º lugar, de julho de 2024. O francês desafia o norte-americano Taylor Fritz, número 4 do mundo, que venceu o italiano Lorenzo Sonego por 7/6 (7-4) e 7/5.
Francês foi agressivo e ofereceu poucas chances no saque
Desde o início da partida, Atmane buscou uma tática agressiva para definir os pontos em poucas trocas e não dar ritmo a Fonseca. O francês também era muito eficiente com seus saques abertos e não enfrentou break-points no primeiro set. Ainda que o brasileiro tenha sobrevivido a quatro chances de quebra em seu primeiro game de serviço, não evitou a perda do saque pouco depois. Atmane abriu 4/1 e sustentou a liderança até o fim do set, com 12 a 5 em winners.
O segundo set começou da melhor maneira possível para o francês, que confirmou seus dois primeiros games de serviço sem maiores riscos e ainda conseguiu duas quebras para abir 4/0 no placar. Fonseca chegou a devolver uma das quebras, diminuindo a vantagem para 4/3, mas não teve novas oportunidades no serviço do francês, que fechou o jogo no terceiro match-point. Atmane fez 29 winners contra apenas 7 de Fonseca e cometeu 32 erros não-forçados contra 24.