Santa Cruz (Bolívia) – Campeão do seu primeiro torneio de nível challenger há cinco dias, o pernambucano João Lucas Reis fez uma longa rodada dupla nesta sexta-feira e acabou eliminado nas semifinais do challenger de US$ 60 mil que acontece no saibro boliviano.
No primeiro jogo do dia, o brasileiro de 25 anos obteve grande reação sobre o alemão Lucas Gerch, de 30 anos e apenas 532º do ranking, e confirmou a condição de cabeça 8 em Santa Cruz, ao anotar 3/6, 6/2 e 6/2. Pouco depois, ele voltou à quadra para enfrentar o uruguaio Franco Roncadelli, 352º colocado, que também vinha de partida exigente nas quartas de final. Depois de 2h45 de batalha, Roncadelli venceu por 7/6 (7-3), 4/6 e 6/4.
Reis chegou a uma série de 13 vitórias seguidas, já que também ergueu o troféu do ITF M25 de Coquimbo há três semanas, e com isso continuará evoluindo no ranking, aumentando suas chances de obter uma vaga para o qualificatório do US Open, que poderá ser sua primeira aventura num Grand Slam.
Atual 266º do ranking, o pernambucano somou 14 pontos em Santa Cruz e com isso deverá subir para o 254º lugar, marca que será a mais alta de sua carreira. Ele segue inscrito para disputar o challenger de Lima, a partir desta segunda-feira. Depois de ter sofrido com lesões no ano passado e saído do grupo dos 400 melhores do mundo, Reis escalou o ranking durante o primeiro semestre e já acumula 35 vitórias no ano, sendo 20 em chaves principais de challenger.
Na partida de inúmeras longas trocas de bola entre o canhoto uruguaio e Reis, houve um total de 32 chances de quebra, sendo 19 em favor do brasileiro, mas ambos os tenistas só concretizaram quatro delas. O brasileiro forçou mais o saque, com três aces e cinco duplas faltas.