Dois aviões quase colidiram no solo durante taxiamento no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no início da noite de quarta-feira (6), quando se preparavam para decolar.

Vídeos captados por diferentes lados pelos canais “SBGR Live” e “Aviação Guarulhos JPD”, permitem acompanhar as comunicações do momento em que o Airbus A350-900 de matrícula F-HTYL, da Air France, que partiria no voo AF-459, quase colidiu com o Embraer 195-E2 de matrícula PS-AED, da Azul, que partiria no voo AD-4547, após ter sido autorizado a taxiar para entrar na pista 10L.

Como visto, às 19h32, os pilotos da Air France informaram que estavam se aproximando do ponto de espera da pista 10L pela taxiway G (Golf), prontos para a decolagem, e foram instruídos pelo controlador de tráfego aérea a manterem posição, pois seriam o número 2 a decolar.

Às 19h33, após receberem autorização para alinhar e manter na pista 10L, os pilotos da Air France começarem o taxiamento para a pista, mas um dos pilotos da Azul disse “Air France, stop!”. Em seguida, o controlador de tráfego aéreo também instruiu que os pilotos da Air France mantivessem a posição.

Depois, o controlador perguntou aos pilotos da Azul se seria possível o Air France passar com segurança pela frente do Embraer 195-E2, e a resposta foi que não, pois a asa do Airbus A350-900 estava em cima da cabine.

Após mais algumas instruções aos demais aviões que pousavam e decolavam, um dos pilotos da Air France perguntou se haveria algum atraso em sua partida, e o controlador explicou que o avião deles estava muito perto do outro avião.

A equipe de serviços de solo do Aeroporto de Guarulhos foi acionada para se deslocar com uma viatura até o local e verificar a situação

Enquanto isso, o controlador disse aos pilotos da Azul que os pilotos da Air France não sabiam da sequência das aeronaves, então acabaram não dando passagem para o avião da Azul.

Às 19h38, o controlador informou aos pilotos que a viatura estava se aproximando para verificar a situação. Um minuto depois, um dos pilotos da Azul sugeriu que o pessoal de serviço se aproximasse mais do avião, pois na posição em que estavam não conseguiriam observar a cabine e a asa esquerda do Embraer 195-E2.

Às 19h42, o controlador informou que foi definido que seria necessário enviar um trator de reboque para empurrar o avião da Azul para trás. O piloto da Azul então questionou o que o controle de tráfego aéreo instruiria aos pilotos da Air France diante “dessa loucura toda”.

O controlador respondeu que o A350 manteria a posição enquanto o E2 seria recuado, e então o piloto da Azul disse que iria entrar em contato com sua empresa.

Às 19h44, o piloto da Air France solicitou informações sobre a outra aeronave envolvida na quase colisão, e avisou que só tinha mais 10 minutos disponíveis para decolar, ou então teria que retornar ao pátio para reabastecer. Diante da resposta do controlador de que demoraria mais de 10 minutos, o piloto disse que desligaria um motor para economizar combustível.

Às 19h46, o piloto da Azul solicitou o que poderia ser feito para guardar a gravação das comunicações do momento da ocorrência, e o controlador informou que os procedimentos nesse sentido já haviam sido iniciados.

Às 19h50, o trator de reboque chegou, e o piloto da Azul sugeriu que o motor 2 (direito) do avião da Air France fosse cortado para maior segurança do pessoal de solo. O controlador então instruiu que os pilotos do A350 desligassem o motor.

Às 19h58, o controlador informou aos pilotos da Air France que o outro avião já tinha sido afastado, e eles informaram que precisariam de 4 minutos para o religamento dos motores.

O Airbus A350 decolou às 20h10. Enquanto isso, os pilotos do Embraer 195-E2, após contato com a Azul, informaram que optariam por ser rebocados até o pátio. Com isso, a decolagem ocorreu quase 1 hora depois, às 20h48.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *