
Toronto (Canadá) – Numa batalha incrivelmente equilibrada, que durou 2h56 e não viu uma única quebra de serviço, o norte-americano Taylor Fritz eliminou o tcheco Jiri Lehecka do Masters 1000 do Canadá. O placar só de tiebreaks foi de 7/6 (7-4), 6/7 (5-7) e 7/6 (7-5). O cabeça 2 ganhou 130 pontos, apenas dois a mais que o perdedor.
Com isso, Fritz agora tem ao menos quartas de final em todos os nove Masters 1000 do calendário vigente. Desse grupo, ele fez quatro semifinais, incluindo Miami desta temporada, e tem um título, obtido em Indian Wells de 2022.
Seu adversário agora será o russo Andrey Rublev, que mais abriu o domingo com vitória por abandono no terceiro set sobre o espanhol Alejandro Davidovich. Fritz ganhou 5 dos 9 duelos contra o russo, todos eles sobre quadra dura e quatro em torneios de nível 1000. Rublev ganhou duas vezes em piso sintético, porém aconteceram em 2018 e 2021.
O norte-americano de 27 anos, número 4 do ranking, é o quarto homem da temporada a atingir 35 vitórias. Desde junho, sua marca é de 18 vitórias em 21 partidas, incluindo os troféus na grama de Stuttgart e Eastbourne e a semifinal de Wimbledon.
Na partida deste domingo, Fritz esteve em várias situações delicadas ao longo do primeiro set, tendo evitado brea-points no quinto e sétimo games e acima de tudo se recuperado de 0-40 quando sacava com 5-5. Lehecka, que também havia salvado um ponto de quebra logo no seu primeiro game de serviço, permitiu que Fritz abrisse 4-1 no tiebreak e o norte-americano conservou a vantagem até concluir o set.
O cabeça 2 novamente se safou de 15-40 no segundo game da série seguinte, sempre com primeiros serviços oportunos. Com 5/5, foi a vez de Lehecka impedir a quebra, em momento em que faltou ofensividade ao norte-americano. No novo tiebreak, Fritz novamente abriu vantagem precoce, mas daí em diante o forehand falhou muito e o tcheco sacou com firmeza para alcançar o empate.
O terceiro set teve novamente pequenas chances para os devolvedores. Lehecka permitiu outro 0-40 logo no segundo game e teve break-point no 3/3, mas a firmeza no saque continuou a não permitir quebras. Por fim, veio novo desempate e aí foi o tcheco quem saiu à frente, com 4-2 mas cedeu empate por 4-4 e errou duas bolas de base para enfim dar a vitória a Fritz.