Pesquisa Datafolha

Eu não preciso correr mais do que o leão, basta eu correr mais do que você (“Datafolha: Lula não decola com Trump e mantém reprovação de 40% e aprovação de 29%“, Política, 3/8). Neste clima de descontentamento geral, o atual presidente ainda se sai melhor do que seus concorrentes.

Fernando Nascimento (Presidente Prudente, SP)

Depois de surrar à exaustão a palavra “democracia” (enquanto corriam para reconhecer a eleição de Maduro), chegou a vez da “soberania”, que nada mais é que reserva de mercado para que o povo seja explorado exclusivamente pela elite do funcionalismo, políticos e afins. Incrível é que exista quem defenda político brasileiro com unhas e dentes, seja de esquerda ou direita.

Rodrigo Andrade (Belo Horizonte, MG)


Zambelli abandonada por PL

“Irmã de Carla Zambelli critica abandono do PL e diz que saúde preocupa família” (Painel, 3/8).Antes, ela andava pulando como uma lebre, alegre e satisfeita, inclusive, perseguindo de arma em punho um cidadão desarmado que corria apavorado em São Paulo. Agora tem 30 comorbidades. Todo político quando vai preso apresenta todo tipo de doenças constantes do CID.

Edmundo J. Santiago (Alagoinhas, BA)


Brasil perde sem a OMC

Que tal investir no mercado interno, né (“Comércio do Brasil é o mais vulnerável a colapso da OMC, aponta estudo“, Mercado, 3/8)? Aumentar a renda, diminuir a concentração de renda e possibilitar o aumento do consumo.

Anna Rodrigues (Vitória, ES)

A Organização Mundial do Comércio acabou faz tempo, com Barack Obama, Joe Biden e Donald Trump.

Zelis Pereira Furlan (Ribeirão Preto, SP)


‘Trump japonês’

O mundo está à beira do abismo com gente desse tipo (“‘Trump japonês’, líder da ultradireita desponta após resultado surpreendente em eleições“, Mundo, 3/8).

Luiz Julio Zaruch (Curitiba, PR)

A extrema direita já não tem tempo nem espaço. Isso mostra que o domínio é absoluto.

Quidaniro Mourão Abadias (Terra Rica, PR)


Título da seleção feminina

Viva (“Brasil vence Colômbia nos pênaltis em final dramática da Copa América feminina“, Esporte, 3/8)! Parabéns pela bela e aguerrida vitória.

Fatima Marinho (São Paulo, SP)


Mais amor, menos agrotóxico

E o nível de agrotóxicos nos morangos (“Produção do morango une gerações em Atibaia e Jarinu, e ganha fôlego com ‘morango do amor’”, Mercado, 3/8)? Baixou? Como isso tem sido abordado pela assistência técnica com os produtores? Há pouco tempo, morangos estavam na lista dos alimentos naturais com maior quantidade de agrotóxicos!

Miriam Ester Soares (Belo Horizonte, MG)


O custo do túnel

É preciso rever o preço desta obra, que na Europa está custando um décimo que aqui (“Governo de SP fará missão à Europa para discutir túnel Santos-Guarujá“, Painel, 3/8)!

Frederico Schendel (Sorocaba, SP)


Brasil, modelo para os EUA

Os atributos de “mais dinheiro”, “mais poder” e “mais força” exercem fascínio em muitos de nós, a ponto de ficarmos deslumbrados com pessoas ou posições que tenham esses atributos, ou mesmo quando os alcançamos em alguma medida (“Brasil virou modelo de fracasso para os EUA“, Vinicius Mota, Ilustríssima, 3/8). Não queremos enxergar o mundaréu de gente que está ficando para trás. Alguns mitos se difundem como se fossem pílulas de sabedoria, causando embriaguez nos que se sentem confortáveis; noutros causam náusea ao perceberem a empulhação.

Paloma Fonseca (Brasília, DF)


Andrea Beltrão

Uma das atrizes mais talentosas e versáteis do Brasil (“‘A moral e os bons costumes invadiram a vida da gente’, diz Andrea Beltrão“, Mônica Bergamo, 3/8). Admiro sua inteligência artística e integridade. Não conhecia seu lado empresarial como sobrevivente da asfixia do governo bolsonarista, que fez discurso contrário à classe artística, sucateou Ancine e Lei Rouanet e militarizou e aparelhou órgãos da cultura brasileira.

Angelo B. Filho (Barueri, SP)


A origem de Luiz Gama

Que texto, sem palavras (“Documentos inéditos iluminam origem de Luiz Gama e elo com Luiza Mahin“, Ilustríssima, 3/8)!

Regina Fonseca (Guarulhos, SP)

O Brasil precisa contar e recontar sua rica história. Nossos verdadeiros heróis são esses aí.

Osmar Carneiro (Recife, PE)

A vida adulta de Luiz Gama foi uma luta consciente e incansável contra a escravidão, em particular nos tribunais. Lamentavelmente morreu sem vê-la extinta.

Gustavo Moreira (Rio de Janeiro, RJ)


Fanon e sua visão sistêmica

Fanon é gigantesco (“Frantz Fanon, que faria cem anos, foi pensador insubmisso e original“, Ilustríssima, 3/8). Impressionante, de tão atual, já ser centenário.

Jaime Souza (São Paulo, SP)


Colunista

Adoro essa coluna (“Ancestrais do homem mostram que você é o que come“, José Reinaldo Lopes, 3/8). A melhor do jornal.

Silvia Peres (São Paulo, SP)



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *