
Confrontos armados eclodiram entre Tailândia e Camboja ao longo de uma área disputada de sua fronteira no início desta quinta-feira (24), disseram os militares de ambos os países, acusando-se mutuamente de disparar os primeiros tiros após semanas de tensão latente.
Em um comunicado, os militares tailandeses afirmaram que tropas cambojanas abriram fogo em uma área próxima ao templo disputado de Ta Moan Thom. Disseram que o Camboja havia implantado um drone de vigilância antes de enviar tropas para a área com armamento pesado.
Um porta-voz do Ministério da Defesa do Camboja disse que houve uma incursão não provocada por tropas tailandesas e que as forças cambojanas responderam em legítima defesa.
O confronto ocorreu depois que a Tailândia convocou seu embaixador no Camboja na quarta-feira (23) e disse que expulsaria o enviado cambojano em Bancoc, após um segundo soldado tailandês, no espaço de uma semana, perder um membro devido a uma mina terrestre na área disputada.
A Tailândia afirmou que as minas terrestres haviam sido colocadas na área recentemente, o que o Camboja descreveu como alegações infundadas.
O Camboja possui muitas minas terrestres remanescentes da guerra civil ocorrida há décadas, chegando a milhões segundo grupos de desminagem.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?