O diretor artístico do Festival de Veneza, um dos maiores eventos do calendário cinematográfico, afirmou que Brasil e Argentina tiveram poucos filmes selecionados para a edição deste ano por causa de Jair Bolsonaro e Javier Milei. Ele deu a declaração em entrevista à revista americana Variety.

Alberto Barber, um dos nomes à frente do evento, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro na Itália, foi perguntado pelo veículo sobre o estado atual do cinema feito fora dos Estados Unidos. Ele comentou sobre as produções atuais da Europa, Ásia e África e também falou da América Latina.

“Embora tenhamos um filme da Colômbia, um do Equador, um do México e dois curtas argentinos, o Brasil está totalmente ausente —o país saiu de quatro anos de ditadura de [Jair] Bolsonaro, que fez tudo o que pôde para destruir o cinema de autor. A Argentina está nas mãos de [Javier] Milei, que tenta fazer o mesmo com o cinema argentino.”

As citações ao ex-presidente brasileiro e ao atual chefe do executivo argentino vêm em meio às críticas que o festival tem recebido pela ausência de filmes que não sejam de língua inglesa entre os indicados e premiados. O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui”, contudo, levou como melhor roteiro no ano passado.

O Festival de Veneza anunciou na última terça-feira (22) os filmes escolhidos para participar de sua próxima edição.

Dentre os principais destaques, competirão pelo Leão de Ouro os novos filmes de cineastas como Kathryn Bigelow —com o suspense político “A House of Dynamite”—, Guillermo del Toro —e sua adaptação do “Frankenstein”—, Yorgos Lanthimos —sua nova comédia surrealista com Emma Stone, “Bugonia”—, Benny Safdie —em “The Smashing Machine”, The Rock vive o lutador Mark Kerr—, Jim Jarmusch —”Father Mother Sister Brother”, costurando três histórias independentes— e Park Chan-wook —o suspense “No Other Choice”. Ao todo, são 21 filmes, dos quais seis são dirigidos por mulheres.

Apesar de não ter anunciado nenhum filme brasileiro, o festival terá a atriz Fernanda Torres, que brilhou no festival do ano passado com “Ainda Estou Aqui“, como parte do corpo de jurados presidido pelo cineasta Alexander Payne. Também fazem parte da escalação o diretor iraniano Mohammad Rasoulof, de “A Semente do Fruto Sagrado”, o diretor romeno, vencedor da Palma de Ouro, Cristian Mungiu, o cineasta francês Stéphane Brizé, a diretora italiana Maura Delpero, premiada na edição passada do festival por “Vermiglio”, além da atriz e produtora chinesa Zhao Tao.

Veja a lista completa dos filmes anunciados.

Competição

  • ‘La Grazia’, de Paolo Sorrentino (filme de abertura)
  • ‘The Wizard Of The Kremlin’, de Olivier Assayas
  • ‘Jay Kelly’, de Noah Baumbach
  • ‘The Voice Of Hind Raja’, de Kaouther Ben Hania
  • ‘A House of Dynamite’, de Kathryn Bigelow
  • ‘The Sun Rises On Us All’, de Cai Shangjun
  • ‘Frankenstein’, de Guillermo del Toro
  • ‘Elisa’, de Leonardo Di Costanzo
  • ‘A Pied D’Oeuvre’, de Valerie Donzelli
  • ‘Silent Friend’, de Ildiko Enyedi
  • ‘The Testament Of Ann Lee’, de Mona Fastvold
  • ‘Father Mother Sister Brother’, de Jim Jarmusch
  • ‘Bugonia’, de Yorgos Lanthimos
  • ‘Duse’, de Pietro Marcello
  • ‘Un Film Fatto Per Bene’, de Franco Maresco
  • ‘Orphan’, de Lazlo Nemes
  • ‘L’Etranger’, de François Ozon
  • ‘No Other Choice’, de Park Chan-wook
  • ‘Sotto Le Nuvole’, de Gianfranco Rosi
  • ‘The Smashing Machine’, de Benny Safdie
  • ‘Girl’, de Shu Qi

Fora de competição (ficção)

  • ‘Chien 51’, de Cedric Jimenez
  • ‘Sermon To The Void’, de Hilal Baydarov
  • ‘L’Isola Di Andrea’, de Antonio Capuano
  • ‘Il Maestro’, de Andrea Di Stefano
  • ‘Depois da Caçada’, de Luca Guadagnino
  • ‘Hateshinaki Scarlet’, de Mamoru Hosoda
  • ‘The Last Viking’, de Anders Thomas Jensen
  • ‘In The Hand Of Dante’, de Julian Schnabel
  • ‘La Valle Dei Sorrisi’, de Paolo Strippoli
  • ‘Dead Man’s Wire’, de Gus Van Sant
  • ‘Orfeo’, de Virgilio Villoresi

Fora de competição (não ficção)

  • ‘Kabul, Between Prayers’, de Aboozar Amini
  • ‘Ferdinando Scianna – Il Fotografo Dell’Ombra’, de Roberto Ando
  • ‘Marc By Sofia’, de Sofia Coppola
  • ‘I Diari Di Angela – Noi Due Cineasti. Capitolo Terzo’, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi
  • ‘Ghost Elephants’, de Werner Herzog
  • ‘My Father And Qaddafi’, de Jihan K
  • ‘The Tale Of Syrian’, de Tamara Kotevska
  • ‘Nuestra Tierra’, de Lucrecia Martel
  • ‘Remake’, de Ross McElwee
  • ‘Kim Novak’s Vertigo’, de Alexandre Philippe
  • ‘Cover-Up’, de Laura Poitras e Mark Obenhaus
  • ‘Broken English’, de Jane Pollard e Iain Forsyth
  • ‘Notes Of A True Criminal’, de Alexander Rodnyansky e Andriy Alferov
  • ‘Director’s Diary’, de Aleksandr Sokurov
  • ‘Back Home’, de Tsai Ming-liang

Fora de competição (obra musical)

  • ‘Nino. 18 Giorni’, de Toni D’Angelo
  • ‘Piero Pelu. Rumore Dentro’, de Francesco Fei
  • ‘Newport And The Great Folk Dream’, de Robert Gordon
  • ‘Francesco de Gregori Nevergreen’, de Stefano Pistolini

Fora de competição (séries)

  • ‘Portobello’, de Marco Bellocchio
  • ‘Un Prophete’, de Enrico Maria Artale
  • ‘Etty’, de Hagai Levi
  • ‘Il Mostro’, de Stefano Sollima

Horizontes

  • ‘Mother’, de Teona Struger Mitevska (filme de abertura)
  • ‘Divine Comedy’, de Ali Asgari
  • ‘Hiedra’, de Ana Cristina Barragan
  • ‘The Kidnapping Of Arabella’, de Carolina Cavalli
  • ‘Strange River’, de Jaume Claret Muxart
  • ‘Lost Land’, de Akio Fujimoto
  • ‘Grand Ciel’, de Akihiro Hata
  • ‘Rose Of Nevada’, de Mark Jenkin
  • ‘Late Fame’, de Kent Jones
  • ‘Milk Teeth’, de Mihai Mincan
  • ‘Pin de Fartie’, de Alejo Moguillansky
  • ‘Father’, de Tereza Nvotova
  • ‘En el Camino’, de David Pablos
  • ‘Songs Of Forgotten Teeth’, de Anuparna Roy
  • ‘Un Anno Di Scuola’, de Laura Samani
  • ‘The Souffleur’, de Gaston Solnicki
  • ‘Barrio Triste’, de Stillz
  • ‘Human Resource’, de Nawapol Thamrongrattanarit
  • ‘Funeral Casino Blues’, de Roderick Warich

Venice Spotlight

  • ‘Hijra’, de Shahad Ameen
  • ‘Un Cabo Suelto’, de Daniel Hendler
  • ‘Made In Eu’, de Stephan Komandarev
  • ‘Motor City’, de Potsy Ponciroli
  • ‘La Hija de le Espanola’, de Mariana Rondon e Marite Ugas
  • ‘A Bras-le-Corps’, de Marie-Elsa Sgualdo
  • ‘Calle Malaga’, de Maryam Touzani
  • ‘Ammazzare Stanca’, de Daniele Vicari



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *