
Já se passaram 12 corridas das 24 programadas na temporada da Fórmula 1 de 2025 e Oscar Piastri segue na liderança do campeonato, oito pontos à frente de Lando Norris. Portanto, o australiano pode ser considerado o ‘campeão do meio período’ não oficial.
O ‘título’ nasceu, pois há um bom presságio para os pilotos que conseguem se colocar nessa posição. Por quê? Simples. Nas 75 temporadas da categoria, em 55 das vezes, quem estivesse liderando na metade do ano, triunfou.
Transformando isso em números matemáticos, a probabilidade de Piastri conquistar o título mundial é de 73%. Portanto, o australiano é considerado o favorito a triunfar este ano.
Hamilton já “perdeu” quatro vitórias no campeonato mundial
Mas as estatísticas também mostram o outro lado: Em 20 casos, o líder até metade da temporada não conseguiu defender sua posição de destaque na segunda metade. A última vez que isso aconteceu com Lewis Hamilton foi na temporada de 2021, quando o piloto da Mercedes estava na frente na metade da temporada e perdeu o título para Max Verstappen em um final dramático.
No entanto, essa não foi a única vez em que Hamilton não conseguiu transformar uma posição de largada promissora em uma vitória no título. Ele liderou a classificação na metade da temporada quatro vezes, mas acabou se tornando campeão mundial. No entanto, ele não é o único “recordista” dessa estatística inglória.
Alain Prost também desperdiçou um total de quatro possíveis títulos de campeão mundial durante sua carreira. E até mesmo lendas como Jim Clark, Stirling Moss, Michael Schumacher e Fernando Alonso tiveram que abrir mão de um possível título de campeão mundial na segunda metade da temporada.
Dois pilotos, Peter Collins e Niki Lauda, até renunciaram a seus títulos de campeões mundiais mais ou menos voluntariamente no final da temporada.
NOVOS REPÓRTERES, só 15 GPs na TV Globo, NARRAÇÃO, etc: DEBATE do tchau à Band. E MAX? Projeto Motor
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #343:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Subscribe to news alerts