
Londres (Inglaterra) – As muitas eliminações de cabeças de chave nas primeiras rodadas de Wimbledon servem de alerta para Carlos Alcaraz. Atual bicampeão do torneio e invicto há 20 partidas no circuito, o espanhol reforçou a concentração para não ser surpreendido. Depois de uma batalha de cinco sets na estreia contra o italiano Fabio Fognini, Alcaraz confirmou o favoritismo nesta quarta-feira, diante do britânico vindo do quali Oliver Tarvet.
“Ouvi dizer que foi o maior número de cabeças eliminados já na primeira rodada. É meio chocante”, comentou Alcaraz, durante a coletiva de imprensa. Nos primeiros dias de torneio, nomes como Alexander Zverev, Holger Rune, Lorenzo Musetti e Daniil Medvedev já de despediram da disputa, além de Coco Gauff, Jessica Pegula, Jasmine Paolini e Qinwen Zheng na chave feminina.
“Por isso mesmo, estou tentando manter ainda mais o foco no torneio. Na primeira rodada, eu já tinha um pé fora, jogando um quinto set contra o Fognini. Vamos ver como o torneio vai seguir, mas é preciso estar alerta. Tudo pode acontecer no tênis, até mesmo nas primeiras rodadas”, acrescentou o jovem jogador de 22 anos e vencedor de cinco títulos de Grand Slam.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Mesmo diante de um rival sem tanta experiência no circuito, o espanhol mostrou respeito a Tavert, que disputou sua primeira chave principal de Slam aos 21 anos e vem do tênis universitário, ocupando atualmente apenas o 733º lugar do ranking da ATP. “Não importa que ele seja o número 700 do mundo, fiquei impressionado com o nível de jogo dele. Acho que ele fez uma partida realmente muito boa”, elogiou, após a vitória por 6/1, 6/4 e 6/4. “Tive que entrar muito focado desde o início e jogar meu melhor tênis. Hoje, acho que joguei uma ótima partida e estou muito feliz com o meu desempenho”.
Sobre a experiência de enfrentar um tenista britânico pela primeira vez, o número 2 do mundo destacou a atmosfera da Quadra Central. “Foi uma experiência diferente e estou feliz por tê-la vivido. A torcida foi muito respeitosa comigo, com o adversário e com o jogo. Só tenho a agradecer”.
Alcaraz aguarda o vencedor entre o canadense Félix Auger-Aliassime e o alemão Jan-Lennard Struff, duelo suspenso por falta de luz natural. Aliassime havia vencido o primeiro set por 6/3, enquanto Struff marcou 7/6 (11-9) na segunda parcial. Independentemente do adversário, o espanhol mantém a receita que vem funcionando nas últimas semanas e que rendeu os títulos de Roma, Roland Garros e Queen’s.
“Encontrei a maneira certa de aproveitar depois de cada partida”, afirmou. “Quando entro em quadra, tento curtir o momento, não importa se estou ganhando ou perdendo. Acho que essa tem sido a chave nos últimos dois ou três meses, mantendo uma sequência de vitórias e simplesmente aproveitando o jogo”.